A cerimônia de entrega do "Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo" aos jornalistas Sidney Rezende (GloboNews e site SRZD), Jorge Nunes (Rádio Tupi, Jornal POVO do Rio e TV CNT) e Hélio Araújo (jornal O JOGO, revista AGITO Rio e Blog de Incentivo à Leitura) foi uma das mais emocionantes que já presidi na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). A lamentar, apenas a ausência de outro agraciado, Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF, que não pode comparecer porque estava no Peru, acompanhando a Seleção Brasileira de Futebol Sub-20.
A Mesa de Honra contou com as presenças do presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azedo, do Diretor de Comunicação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, Manoel Franco, e dos três homenageados da noite.
Familiares e amigos dos homenageados prestigiaram a solenidade, que aconteceu no dia 17, no Auditório Senador Nelson Carneiro, localizado no 6º andar do Palácio 23 de Julho (Prédio anexo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), Praça XV, s/nº, no Centro.
O "Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo" é concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), em reconhecimento ao trabalho dos profissionais de Imprensa em seus respectivos veículos de comunicação. E, para mim, foi uma honra inigualável homenagear estes jornalistas, que realizam um trabalho sério, competente e profissional.
O Diploma representativo do Prêmio, entregue a cada um dos homenageados, possui a figura estilizada do busto do jornalista, escritor, advogado, ensaísta, historiador e político brasileiro Barbosa Lima Sobrinho, bem como a legenda da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e a inscrição “Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo”, circundada pelo contorno geográfico do Estado do Rio de Janeiro.