Certa vez li um texto sobre a importância da família que dizia que “as portas da casa são os pais, que permitem ou autorizam a entrada e saída de informações, pessoas para a intimidade ou convívio da família”, e que “as janelas são os filhos, que podem ver o mundo externo constantemente, e comparando com a vida familiar, escolhem seguir o mundo externo ou os valores ensinados em casa”.
Nesta época de fim de ano, em função do Natal, quando se comemora o nascimento de Jesus Cristo, e da expectativa da chegada de uma nova era, o tema FAMÍLIA ganha maior conotação. Para muitos, no entanto, não passa apenas disso - uma celebração cristã -, o que é uma pena, pois é um período excelente para se discutir os valores da família na formação do cidadão.
No mesmo texto, li também que “as paredes são os valores e princípios estabelecidos pelos pais e ensinados aos filhos; estes valores vão acompanhar os filhos por toda a vida; eles são as estruturas para a formação de um bom caráter no indivíduo”. Percebe-se, então, que as portas (os pais) e as janelas (os filhos) são sustentadas pelas paredes. E, nos dias atuais, noto em nossa sociedade que essas ‘paredes’ estão cada vez mais frágeis. Se os valores e princípios da família são fracos, podem ruir a qualquer momento, destruindo o que poderia ser um futuro consistente, de união, amor, harmonia, companheirismo e ajuda mútua.
Esse exemplo é de apenas um lar, mas que pode ser multiplicado por milhões de lares, não só no Brasil, mas em qualquer parte do mundo. Teríamos, assim, o caos instalado, sem respeito, sem consideração, sem sentimento, sem amor ao próximo, seja ele no seio familiar ou mesmo nas cercanias do lar. O que precisamos, neste momento, é de paz, de respeito, de solidariedade. Os indivíduos precisam, antes de qualquer coisa, se respeitar, e esse é um exemplo que tem que vir da família.
Portanto, vamos aproveitar este clima festivo do Natal e da chegada do Ano Novo para refletir sobre nossas ações diárias. Que transformemos cada dia do ano em um dia de Natal, onde todos possam se confraternizar, viver em paz, em união, solidariedade e, principalmente, respeitando uns aos outros.
eu queria a importancia da paz familiar
ResponderExcluir