quarta-feira, 7 de abril de 2010

Parabéns aos Jornalistas pelo seu Dia

Tive a oportunidade de transmitir, hoje, no Plenário da ALERJ, uma mensagem aos JORNALISTAS pela passagem de seu dia. Aqui no Brasil, o Dia do Jornalista é comemorado no dia 07 de abril em referência ao assassinato do jornalista João Batista Líbero Badaró, brasileiro de origem italiana, durante uma passeata estudantil em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa, em 1830.
Ao longo da história da imprensa no Brasil ocorreram muitas mudanças na forma de exercer a profissão. Os condicionantes técnicos e as limitações políticas e econômicas são driblados por criatividade e uma nova postura dos jornalistas e do público. Desde a época do “Repórter Esso” aos dias atuais, com a Internet, muito se passou.

Desde o primórdio da imprensa brasileira, o jornalista é um profissional que não se deixou abalar pelo governo imperialista, pela ditadura ou pela opressão de grandes empresas de comunicação. De esquerda ou de direita, um dos grandes desafios do jornalista é manter-se integro nas suas responsabilidades com a sociedade.

Se a máxima da profissão é conseguir um furo de reportagem, com responsabilidade e compromisso com a veracidade dos fatos relatados - seja nas linhas de um jornal impresso, em um VT, nas matérias de internet ou nas ondas de rádio - há aqueles que conseguiram se destacar dentro de um mercado vasto e competitivo, cada dia maior.

Por isso, gostaria de homenagear, hoje, essa categoria, tão bem representada na ALERJ pelos profissionais que integram a Diretoria de Comunicação Social, pelos Assessores de Imprensa que trabalham junto aos senhores Deputados e pelos setoristas que representam inúmeros veículos de comunicação.

A todos os jornalistas, meus sinceros Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário