domingo, 30 de maio de 2010

Professor apresenta projeto para implantação do VLT pela Avenida Brasil

O transporte da população é um problema que atinge as grandes metrópoles brasileiras, como o Rio de Janeiro. Ônibus, trens, metrô, barcas e carros particulares sofrem com engarrafamentos diários, superpopulação, enguiços, acidentes, etc. A população da Zona Oeste, em especial, conhece muito bem esse problema, pois leva até 2h30 para chegar ao Centro da cidade. Estudioso do assunto, o professor Rogério Amorim fez, para mim e uma plateia de convidados, uma palestra sobre um projeto para implantação de Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT), que visa melhorar o transporte e o trânsito de nossa cidade.

Em sua explanação, na quinta-feira da semana passada, no Auditório Nelson Carneiro, na ALERJ, Rogério Amorim detalhou a viabilização de uma linha do metrô de superfície para atender a Zona Oeste, ligando o bairro de Santa Cruz ao Centro da Cidade, caminho que seria percorrido em 32 minutos, diminuindo em duas horas o tempo gasto hoje numa viagem de ônibus. Os dados para a criação do projeto, que levaria entre três e cinco anos para ser implantado, foram recolhidos da internet e de pesquisas feitas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e pelo Ministério das Cidades.

De acordo com os estudos de Rogério Amorim, pela Avenida Brasil passam cerca de 250 mil veículos por dia e sua proposta reduziria bastante esse número, melhorando a qualidade de vida das pessoas e reduzindo a poluição que os transportes convencionais liberam. Segundo ele, o VLT pode transportar até 800 pessoas por viagem e substituiria 14 linhas de ônibus que fazem o mesmo trajeto Santa Cruz-Centro. O projeto também sugere a partida dos trens a cada 10 minutos, com uma única parada em Deodoro, transportando até 4.800 pessoas por hora.

Estou consciente de que o trânsito do Rio está um caos e, se continuar assim, vai ficar pior que o de São Paulo, por exemplo. A ideia do VLT, que me foi apresentada, com certeza amenizaria esses problemas. Pretendo que ela seja estudada, debatida com a população, autoridades e empresários para, quem sabe, ser implantada.

34 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Deputado Marcelino,
    Sou moradora de Vila Valqueire e sua eleitora, por admirar seu trabalho, e por entender seus esforços juntos a comunidade onde moramos, venho solicitar sua ajuda, pois em fevereiro/10 estive no seu centro de convivência de vila valqueire, (como falei sou moradora e resido em frente ao mesmo) buscar informações sobre como eu conseguiria reservar o espaço para realizar o aniversário de 2 anos do meu Filho. Fui orientada que eu deveria escrever um ofício solicitando o espaço, quando eu disse a data que desejava (02/10/10), fui informada que a mesma estava disponível, mas que eu só receberia o OK, com 3 meses antes, em função do calendário de escolas e eventos políticos/sociais que pudessem solicitar tal data. Fiquei tranquila, e iniciei os preparativos. Sendo que hoje, 31/05/2010, recebi um contato da Sra Marcia informando a indisponibilidade da data, foi muito educada e disse que ia tentar me ajudar ao ver minha tristeza e decepção, pois conversei com ela e vi que a informação que recebi, em Fevereiro que não tinha gente agendada se perdeu, pq o evento agendado na data que solicitei e hoje está reservado é um casamento. Como pode isso? Um casamento ser agendado depois de mim e conseguir a minha vaga? Pensei que fosse por ordem de chegada e que só pudesse perder a data para uma instituição conveniada e/ou eventos sociais/políticos. Qdo entreguei o ofício, confirmei a informação de data livre. Gostaria muito de contar com a sua ajuda. Afinal, sou moradora da comunidade e contava muito com esta oportunidade para poder comemorar com a minha família os 2 anos do meu filho. Aguardo seu retorno e ajuda, meu e-mail é marcellinha.soares@gmail.com. Meus dados estão no ofíco que entreguei. Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  3. OLá, gostaria de obter informações sobre o Espaço Marcelino D´Almeida no Valqueire para alugar, meu evento seria um chá de panela com data para mês de abril/2011.
    Tel 7853-7593,
    Att,
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Bom dia
    Deputado Marcelino
    Gostaria de saber como faço para alugar o espaço de Convivência em Vila Valqueire? Por telefone não consigo informações chama e ninguém atende.
    Grata
    Renata

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde
    Deputado Marcelino
    Gostaria de alugar o espaço Centro de Convivência em Vila Valqueire. Já peguei todas as informações possíveis. Mas ,infelizmente fiquei sabendo que dia 12/03 não abrirá o espaço para festas e eu gostaria muito dessa data. O senhor poderia verificar para mim.
    Obrigada
    Renata
    renata.silva.viana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. OLá, Sr.Deputado, minha filha vai fazer 15 anos em 09.07.2011, e quando tudo parecia perdido por nao termos condições pra fazer uma festa tradicional, ela ficou sabendo desse Espaço Marcelino D´Almeida no Valqueire para alugar, entao gostaria de informação como faço pra conseguir e se essa data esta disponivel.No aguardo de um breve retorno, desde ja agradeço.
    Atenciosamente,
    Sara.
    Saratoubes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Sr. Deputado

    Fui a uma festa no Centro de Conveniência da Vila Valqueire e gostei muito do lugar. Meu filho vai fazer 1 ano no dia 13 de agosto e gostaria de saber como faço para alugar e se ainda há disponibilidade para esse dia.
    Meu e-mail é: flavia_areas@ig.com.br

    Desde já agradeço a atenção Flávia

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA QUERIDO MARCELINO. Gostaria de parabenizar por estar a frente do hospital da mulher na zona oeste. Sou sua eleitora, acompanho seus mandatos e gostaria de saber mais informações. Agradeço por mais essa luta e conquista para a nossa zona oeste. Sou profissional da saúde e moradora da zona oeste e desejo estar atenta também as contratações. Será através de concurso? Um abraço e bom dia. Déborah. e-mail: debuerj@yahoo.com.br. Agradeço a atenção desde já.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Sr. Deputado Marcelino,
    Sou moradora do Valqueire e conheço o espaço do Senhor, por esse motivo, gostaria de receber informações de como devo proceder para realizar a festa de 1 ano do meu filho no dia 25 de setembro de 2011. Obrigada pela atenção e aguardo resposta por email.

    Mariana Monteiro

    marianasesoufrj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Deputado,
    Gostaria de saber como faço para reservar o Centro de Conveniência em Vila Valqueire para o primeiro sábado de outubro de 2011. Desde já agradeço.
    Cristiane Rodrigues

    anne_rjrf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Qual o telefone do Centro de Convivência Marcelino D'Almeida de Valqueire?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Olá! Gostaria de saber o telefone do espaço de convivência em Vila Valqueire?

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Deputado Marcelino. Gostaria de obter mais informações a respeito do Centro de Convivência Valqueire. Teria algum telefone para contato ou site que dê mais detalhes? Grata. Priscila. priscilapsma@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Deputado,
    Gostaria de saber como faço para reservar o Centro de Conveniência em Vila Valqueire para fazer a festinha de 1 ano da minha filha. Aguardo contato email: a.bruninha@hotmail.com
    Desde já agradeço
    Bruna Moraes

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Sr. Deputado Marcelino,
    Sou moradora do Valqueire e conheço o espaço do Senhor, por esse motivo, gostaria de receber informações de como devo proceder para realizar a festa do meu casamento. Será ano que vem, como devo fazer. Gostaria por favor do telefone. Obrigada pela atenção e aguardo resposta por email.
    Email: ester.daudt@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Sr. Deputado Marcelino,por muito tempo acompanho o trabalho do senhor,agora descobri o seu espaço em Vila Valqueire que é lindo;gostaria muiiiiiiiito de comemorar o primeiro ano do meu bebê lá ;gostaria de informaçoões.Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde deputado..
    Meu nome é Tatiana Rinaldi, trabalho na silhueta infantil de bangu e gostaria de saber como faço para alugar o centro de convivência valqueire para realizar o aniversário da minha filha Eduarda q completará 5 anos..Aguardo respostas

    email: thaty-rj2005@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. thatyrj2010@hotmail.com
    meul imail agora é esse..desculpe

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde! Meus filhos fazem aniversario em abril, como devo proceder para realizar a festa no centro de convivencia vila valqueire. Tem algum telefone que eu possa entrar em contato. Meu email e flaviarinaldi@msn.com

    ResponderExcluir
  20. boa tarde sr marcelino meu nome e ana lucia sou moradora de realengo e fui ao aniversario sabado dia 02/03/2012 no centro de convivencia em vila valqueire e adorei o seu salao de festa meu marido vai fazer 50 anos e adoraria fazer a festa dele no seu salao como faço p agendar e saber o preço pois o aniversario dele e no dia 16/03/2012 mas farei depois serei grata se me respondesse meu email e anallurj@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, deputado!
    Gostaria de obter o telefone para informações sobre aluguel do seu espaço em vila valqueire, para festa de comemoração de aniversário de 1 ano do meu bebê.
    Deixo meu e-mail (karol1302@gmail.com)
    Agradeço desde já.
    Abs

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde
    gostaria de saber maiores informações referente ao aluguel do espaço em Vila Valqueire para festa de aniversário.
    contato: clmsil-mamuska@yahoo.com.br
    Grata
    Cíntia

    ResponderExcluir
  23. Boa dia Deputado Marcelino.
    Sou moradora do Valqueire e gostaria de saber informações sobre o aluguel do espaço de convivencia em Vila valqueire. Desde já agradeço sua atenção.
    contato: alinedbcg@gmail.com
    Aline

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Deputado! :)
    Gostaria de saber o valor do aluguel do Centro de Conveniência no Valqueire para fazer a festinha de 1 ano do meu filho.
    Aguardo seu contato: lucienecardoso@yahoo.com.br
    Obrigada! ♥
    Luciene Cardoso

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Deputado, gostaria de saber como entrar em contato para obter informações sobre como reservar o espaço do Centro de Convivencia no Valqueire. Desde já agradeço sua atenção!
    Meu e-mail pra contato é limandreia@gmail.com
    Att,
    Andreia Lima

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde Sr. Deputado Marcelino,
    Sou moradora do Valqueire e meu companheiro de Realengo , fiquei sabendo do espaço do Senhor nestes 2 bairros, por esse motivo, gostaria de receber informações de como devo proceder para realizar a festa do meu casamento. Será em Janeiro/2015 , como devo fazer. Gostaria por favor do telefone e informações por e-mail : cristiane.subway@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olagistaria de fazer a festa da minha filha no espaço do valqueire meu nome e cristiane charuto sou filha do Luiz christo da atas e publicações da alerj por favor me ajude a festa e dia 15/03/2015 me ajude

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde.
    Sou moradora de Vila Valqueire e gostaria de fazer minha festa de aniversário no Centro de Convivência do Valqueire.Como isso pode acontecer? Será em agosto. Fizemos um trabalho juntos no EAC e ECC da Paróquia São Lourenço em Bangu. Sou a Cris do Lu.
    Queria muito poder fazer lá. Aguardo retorno e desde já agradeço contato.
    Meu email: cristianymarron@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde caro deputado, gostaria de saber como faco pra alugar o cento de convivência valqueire? brunocassianoleite@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  30. Boa Noite Sr. Deputado Marcelino.
    Sou moradora de Magalhães Bastos e gostaria de saber qual dos Centro de Convivência Marcelino tem dentista, pois o que eu ia que ficava enfrente ao campo do Piriquito acabou, e eu estou precisando urgentemente de arrancar(extrair) dois dentes e de uma prótese dentaria.Aguardo retorno e desde já agradeço. Meu email: andreiasilva91@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde, gostaria de saber o valor do aluguel do centro de convivência

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Sou morador de Sulacap, e gostaria do telefone de contato para realização de uma festa de aniversário no espaço em vila valqueire. Como faço para obter? silva.teixeira@gmail.com

    ResponderExcluir