domingo, 1 de agosto de 2010

A pessoa idosa merece amor, carinho e atenção, mas, acima de tudo, respeito

Minha preocupação com a pessoa idosa, aquela que já chegou ao que muitos chamam de ‘feliz idade’, vem de longa data. A convivência com meus avós e com os avós de meus amigos, com senhoras e senhores que moravam perto de minha casa, me fez ter enorme respeito e carinho pela também chamada Terceira Idade.

Quanto fui Vereador, implantei em seu gabinete o Disque-Idoso, serviço de atendimento à Terceira Idade, para fazer cumprir a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Ainda na Câmara dos Vereadores, fui o autor do Projeto Decreto Legislativo que criou a Comissão Permanente do Idoso da Câmara, onde foi Vice-Presidente por dois anos.

Como Deputado Estadual desde 2006, expandi minha atuação, continuando com o firme empenho em favor do segmento dos idosos, das áreas de educação, cultura e esporte e do fortalecimento institucional do Estado do Rio de Janeiro. Na Assembleia Legislativa, fui o autor da Lei 5.639/09, que criou o projeto “SOS Idosos”, programa que tem como principais objetivos a formação de um grupo de trabalho para localizar pessoas idosas desaparecidas e a criação de uma campanha para divulgação de fotos. Também prevê a formatação de um sistema de comunicação integrada com banco de dados, para agilizar a localização dos desaparecidos.

Cartazes com fotos dos idosos desaparecidos, nome e telefones do órgão coordenador do programa serão confeccionados e distribuídos para serem colados em locais públicos – especialmente estações de transportes, repartições públicas, hospitais, postos de saúde e similares. O “SOS Idosos” também conta com a participação da Delegacia Especial de Atendimento e Proteção ao Idoso, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que integram o sistema de comunicação e atuação integrada.
A pessoa idosa merece atenção, mas tem que ter seus direitos garantidos e, acima de tudo, respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário